Apneia do Sono na Gravidez
- Drª Patricia C D Rossi
- 11 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Se você sente que seu sono está piorando à medida que sua gravidez progride e anda acordando cansada apresentar ainda ronco presenciados, você pode ter Apneia do Sono, uma condição que pode se desenvolver durante a gravidez.
A apneia do sono e a gravidez não parecem duas coisas que necessariamente seriam ligadas entre si. Pelo menos, não à primeira vista. Mas, quando você pensa sobre isso, há muitas mudanças acontecendo em seu corpo quando você está carregando uma criança. Essas mudanças podem afetar a maneira como você dorme, podendo gerar uma condição de propensão para a apneia do sono se desenvolver.
A gravidez em si não é a causa direta da apneia do sono. No entanto, causa diretamente o inchaço e a sobrecarga de fluido essencial em todo o corpo, criando uma atmosfera que é propícia à apneia do sono.
Algumas mudanças que ocorrem no seu corpo durante a gravidez que podem levar à Apneia do Sono:
Você produz níveis mais altos do que o normal de estrogênio e progesterona, causando maior retenção de líquidos por todo o corpo;Seu corpo cria quase 50% mais sangue do que o normal durante a gravidez; O tônus muscular por todo o corpo muda à medida que seu corpo relaxa para acomodar um bebê em crescimento, o que faz com que as vias aéreas superiores relaxem e crie menos espaço para respirar.
Sintomas da apneia do sono durante a gravidez:
Acordar com a boca seca;Dores de cabeça de manhã;Azia;Visitas noturnas frequentes ao banheiro (infelizmente, este também é um sintoma típico de gravidez - especialmente à medida que sua gravidez progride).
Riscos de desenvolver apneia do sono durante a gravidez:
Pré-eclâmpsia;Diabetes gestacional;Partos prematuros;Baixo peso de nascimento.
Tratamento
Pode iniciar com posição correta para dormir: de lado com travesseiro na perna e altura correta para o travesseiro de cabeça.
Se persistir ou piorar a medida q vai chegando mais próximo o parto a melhor opção de tratamento da apneia do sono durante a gravidez é a Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP), onde funciona fornecendo um fluxo constante de ar para o nariz e a boca enquanto você dorme. Isso evita obstruções das vias aéreas que poderiam interromper o sono.
Usar uma máquina de CPAP é seguro, especialmente se você tomar cuidado ao limpar sua máquina de CPAP para evitar o acúmulo de germes e bactérias. O benefício real de usar um CPAP durante a gravidez é que ele ajuda a garantir o sono de que você precisa para que seu corpo possa acomodar o corpo em crescimento que ele carrega. E quando você dormir melhor, você se sentirá mais energizado, o que é útil para fazer todas as coisas que você quer fazer para se preparar para a chegada do seu bebê.
Se você notar alguns sintomas mencionados, não se esqueça de falar com o seu médico.
Comentários