top of page
sono c cpap.jpg

COMO O CPAP FUNCIONA: TRÊS ETAPAS

​

O uso do CPAP é indicado no tratamento para apneia obstrutiva do sono leve, moderada e acentuada. O funcionamento do aparelho pode ser simplificado em três etapas práticas:

  1. Equipamento CPAP: Peça chave do tratamento, um pequeno aparelho que cabe no criado mudo do quarto, ou em um espaço pequeno perto da cama. Utiliza o ar ambiente para gerar a pressão através de uma turbina em seu maquinário.

  2. O Tubo: O CPAP leva o ar pressurizado ao usuário através de uma mangueira leve e flexível. Com um metro e oitenta centímetros,  esse acessório contém dois encaixes iguais nas extremidades (uma é encaixada no equipamento e outra na máscara).

  3. A máscara: É adaptada ao rosto, abrangendo o nariz, ou nariz e boca (depende da necessidade de cada usuário), para respirar o ar pressurizado e dormir melhor.

COMO O CPAP FUNCIONA NO SONO

As pessoas que sofrem com apneia do sono têm a respiração interrompida por inúmeras vezes enquanto dorme. Em razão disso, acontecem micro despertares, ou seja, uma maneira do cérebro indicar que não está recebendo a oxigenação ideal.

O CPAP funciona enviando um fluxo de ar pressurizado para evitar o fechamento da passagem do ar. Ocasionado pelo relaxamento dos músculos das vias respiratórias superiores. Consequentemente, a oxigenação no organismo fica estável e o sono é reparador.

No tratamento para apneia com CPAP, é possível perceber melhoras na qualidade do sono a partir de quinze dias de uso. Embora seja comum as pessoas terem alguma dificuldade de se acostumar, mas ao se adaptar, não consegue mais dormir sem o CPAP.

COMO O CPAP FUNCIONA NA TERAPIA RESPIRATÓRIA

O CPAP também pode ser utilizado em recursos manuais de terapia respiratória. O objetivo da terapia é evitar complicações de um quadro de pneumonia, por exemplo. O CPAP funciona na expansão pulmonar através de um fluxo de ar pressurizado, que ajuda a manter um ritmo respiratório e aumentar a ventilação alveolar. Como resultado, a terapia respiratória se torna fundamental para melhorar a oxigenação e diminuir o trabalho respiratório.

Qual Cpap ou mascara escolher ?

Processo de Adesão e de Adaptação ao Cpap

​

  • Avaliação: analise da polissonografia junto ao paciente; explicação sobre a apneia e seus sintomas; informações sobre o tratamento com o CPAP;

  • Teste com o CPAP: uso do aparelho em casa por 2 a 3 dias; obtenção de dados sobre a pressão media necessária e desconfortos no uso; indicação personalizada da mascara e do tipo de modelo do aparelho ideal para o tratamento;

  • Adaptação e Adesão: fase mais importante; reavaliações quinzenais ou mensais para verificar os dados e duvidas; elaboração de relatórios com dados do tratamento para o médico.

​

​

Agende já sua avaliação !

19 996741551

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

Dra. Patricia Fisioterapeuta

bottom of page